segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Público aprova sessões de massagens com deficientes visuais

Em fase de estágio obrigatório pelo projeto Brasília Tátil, alunos com deficiência visual praticaram massoterapia e massagem expressa no Jardim Botânico

O tempo chuvoso não impediu que mais de 90 pessoas visitassem o projeto Brasília Tátil Cultura Solidária na casa de chá instalada no Parque Jardim Botânico neste fim de semana. 


Como parte do estágio obrigatório do curso de capacitação profissional em massagem expressa e massoterapia, patrocinado pelo Instituto Cooperforte, alunos com deficiência visual tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e revelar que estão prontos para o mercado de trabalho.


A Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), responsável pelo projeto, tem se orgulhado do desempenho dos formandos. “Este é o momento crucial do projeto como todo, pois é agora que os alunos trabalham pra valer, lidam com os mais variados públicos e ganham mais respeito, mostram o que aprenderam. Todos nossos colegas estão de parabéns pelo esforço e dedicação”, comemorou o coordenador e integrantes da ABDV, César Ackhar.


A fonoaudióloga Angela Maria Lima foi uma das atendidas e só teceu elogios ao projeto. “Já fiz massagens com outras pessoas, mas senti que desta vez foi diferente, mágico. Afinal, o tato destes profissionais é mais aguçado. Eles sabem como as tensões musculares estão nos afetando, quais movimentos terapêuticos devem ser aplicados. Adorei. Ah, sem contar também a simpatia do massagista”, brincou.

Angela se referia à massagem do aluno Luciano Domingos, de 47 anos. Ele possui apenas 30% da visão após ter sarampo na infância. Antes do Brasília Tátil, ele já tinha conhecimento da massagem. Com o projeto, agora está se especializando. “Temos sempre que reciclar, ficar atento às novas técnicas. Estou muito feliz de fazer parte do Brasília Tátil. E estou mais que preparado para ingressar no mercado”, revelou.


A empresária Bernadette Brandão é de Salvador e ficou maravilhada com a iniciativa da Associação. “Simplesmente espetacular”, resumiu.

Outros depoimentos foram semelhantes ao da empresária. Sérgio Gomes, dono de um restaurante vegetariano em Brasília, até se inspirou em poesias para declarar o que achou do projeto. “Tem certas coisas que só o cego pode ver. Os olhos são para sombra. E para luz abra o coração”, recitou.


O estágio está sendo supervisionado pelo professor e fisioterapeuta Clodomir Moraes. “Com o curso, queremos passar para estes alunos que a intenção do nosso trabalho é o cuidado com o próximo, sem qualquer apelo sexual. Como a massagem pode ser transformadora tanto para quem pratica quanto para quem recebe, como enxergar o outro e suas necessidades e, assim, vamos quebrando paradigmas e formando profissionais altamente capacitados”, afirmou.


Haverá outro fim de semana com estágio obrigatório dos alunos formandos do Brasília Tátil: nos dias 28 de fevereiro e 01º de março, será aberta mais uma chance para o público conhecer este trabalho. As sessões são gratuitas e serão realizadas das 09h30 às 16h no Jardim Botânico. Recomenda-se o uso de traje de banho.

 

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário