terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alunos do Brasília Tátil participarão do 3º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão

 Evento é focado nos negócios e nas oportunidades para a inclusão produtiva deste segmento social


Alunos do curso de massagem do projeto Brasília Tátil - Cultura Solidária estarão atendendo os visitantes no estande da ABDV na feira com massagem expressa, durante o 3º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão, que terá terá início nesta sexta-feira, 19, no Pátio Brasil Shopping

Esta ação faz parte do treinamento dos alunos com práticas de massagem expressa. O 3º Salão é uma feira inclusiva, com entrada gratuita, para promover oportunidades de trabalho e renda para as pessoas com deficiência. Apresenta-se como um espaço para despertar iniciativas empreendedoras às pessoas com deficiência, estimular, orientar e encaminhar o segmento para inclusão econômica e social.

O evento a ser realizado nos dias 19 a 21 de setembro, das 10h às 20h, reunirá empreendimentos econômicos solidários, grupos produtivos, corpo docente e discente da rede Oficial de Ensino, faculdades, universidade, alunos de alta habilidade, de ensino especial, cooperativas, associações e empresas para expor e comercializar produtos e serviços focados nas demandas de pessoas com deficiências. Durante o Salão, serão promovidos cursos, oficinas e seminários proporcionando um debate entre sociedade, governo, grupos organizados e outros interessados no tema.

No esforço de inclusão produtiva, o evento promoverá ações de apoio aos empreendimentos autogestionados, microcrédito produtivo orientado e assistência técnica e apoio à comercialização de produtos e serviços desses empreendimentos, proporcionando oportunidades de geração de renda. Articulou ações para a inserção no mercado de trabalho por meio do encaminhamento para o emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária.

O 3o Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social é realizado pela Cooperativa Central Base de Apoio ao Sistema ECOSOL no Distrito Federal Base Brasília com o patrocínio do Sebrae Nacional, da Cooservcred, apoio do Sistema Sescoop/OCDF, Sinduscon-DF, Senac-DF, Seconci-DF, IFB, Anei Brasil, entidades de pessoas com deficiência e co-realização com o GDF, (Secretaria de Micro, Pequena Empresa e Economia Solidária, da Mulher, do Trabalho, da Justiça e Cidadania, da Educação). 

A população com deficiência encontra dificuldade de inserção no mercado de trabalho, apesar da exigência legal de cotas (Lei no 8.213/91) para trabalhadores com deficiência. Os motivos vão desde a alegação do despreparo das empresas para recebê-las, como também da baixa qualificação profissional apresentada. Preconceito, necessidade de adaptação aos ambientes de trabalho, falta de acessibilidade nas edificações, transportes e vias de acesso foram outros obstáculos citados no Censo (IBGE/2010).

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado - não apenas de consumo, mas de geração de renda - não pode ser considerada uma questão isolada. Elas estão acolhidas em associações, cujas terapias ocupacionais praticadas para superação das deficiências e de necessidades de inclusão social, geram um volume de produtos ou serviços, onde a prática da solidariedade por meio do associativismo e do cooperativismo poderá ser direcionada para a inserção no processo produtivo emancipatório.

DEFICIÊNCIAS
Pelo Censo de 2010 (IBGE) 574.275 pessoas no Distrito Federal apresentaram uma deficiência (22,23%).A categoria de deficiência no DF com maior percentual pelo último Censo IBGE/2010)é a visual (63,71%), seguida da motora (18,02%), auditiva (14,41%) e intelectual (3,85%). Das pessoas com deficiência visual no DF, a faixa etária de maior concentração está entre 30 a 64 anos (58,66%), seguida de 18 a 29 anos (16,71%). A deficiência motora no DF tem maior percentual na faixa etária de 30 a 64 anos (55,59%), seguida por 65 anos ou mais (33,70%). A deficiência auditiva atinge 50,53% das pessoas entre 30 a 64 anos e 28,75% na faixa de 65 anos ou mais. A população com deficiência intelectual tem maior contingente agrupado na faixa etária de 30 a 64 anos (46,31%). As faixas etárias de18 a 29 anos e 65 anos ou mais alcançam em torno de 15% cada. Segundo dados do Censo (IBGE/2010) as mulheres são a maioria no DF com quadro de deficiência visual, motora e auditiva. Já os homens apresentam-se em maioria na população de deficiência intelectual.

Conforme o documento, “perfil de pessoas com deficiência”, publicado pela CODEPLAN – Companhia de Planejamento do Distrito Federal, a Região Administrativa do Gama apresenta o maior percentual de pessoas com deficiência (27,20%), seguida por Riacho Fundo II (25,54%) e Samambaia (24,52%). O documento mostra também outras Regiões Administrativas do DF que também apresentam significativo percentual de pessoas com deficiência: Santa Maria (23,36%), Taguatinga (24,25), Recanto das Emas (14,15%), Brazlândia (23,98%), Ceilândia (23,92%),Planaltina (23,77%), Sobradinho (23,42%), Sobradinho II (22,42%), Itapoã (22,01%), Candangolândia (21,77 %), São Sebastião e Jardim Botânico (21,39%), Guará (21,26%), Racho Fundo (21,22%),Paranoá e Jardim Botânico (20,64%), Brasilia (19,96%), Sudoeste/Octogonal (18,95%), Lago Norte e Varjão (18,82%), Águas Claras (18,79%), Núcleo Bandeirante (18,42%), SAI (18,25%), Lago Sul e Park Way (17,96%), Cruzeiro (17,83%), Vicente Pires (14, 01%), SCIA/Estrutural (13,07 %). A área rural contabiliza um percentual de 20,08%

Conforme a Cartilha do Censo (2010) para pessoas com deficiência publicada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, “a visão dos direitos humanos é baseada na não discriminação e se sustenta em três pilares principais: igualdade de oportunidades, poder de decisão sobre a própria vida e segurança para exigir os direitos”.

LANÇAMENTOS DURANTE O EVENTO

60 expositores em atividades diversas durante o evento mostrarão produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência. Dentre eles, carros adaptados ou orientações para adaptações de veículos ao segmento, sinalização tátil, exames de audiometria e de pressão intraocular, aferição de pressão, glicose e colesterol, cadastramento de pessoas com deficiência para encaminhamentos ao mercado de trabalho Serão expostos também produtos de tecnologia assistiva, softwares de comunicação digital, entre outros.

Alguns produtos e serviços serão lançados no evento: O click help, o Wake Up Deaf. A Cartilha da Lei Maria da Penha, o Caderno do I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres (em Braille) e a loja virtual Toque Solidário. Serão oferecidos, gratuitamente também, cursos, oficinas, seminários e palestras durante o evento.

O Click help é um chaveiro de reduzidas dimensões que possui GPS, Canal de Rádio Frequência, botão de pânico, microfone e auto falante. Possibilita o monitoramento de pessoas com deficiência, melhorando sua autonomia, e em situação de emergência ele recebe ligações telefônicas. É aplicações para pessoas Cegas, surdocegas, pessoas com deficiência intelectual etc.

Com o canal de rádio frequência, é possível saber se a pessoa saiu de casa. Com o GPS embutido, caso a pessoa se perca, é possível localizá-la imediatamente, trazendo assim conforto para os pais ou responsáveis. Com o botão de pânico, caso a pessoa esteja em situação de emergência, ao acionar o botão, um SMS chega para números cadastrados (familiares e amigos). Assim a pessoa passa a ser monitorada imediatamente.

Wake Up Deaf é um despertador para surdos. Quando a pessoa coloca o celular para despertar, via bluetooth, o hardware vibra, fazendo com que a pessoa seja despertada.

A necessidade surgiu após pessoas surdas reclamarem que o vibracall do celular é fraco, e as mesmas não poderem colocar embaixo do travesseiro, pois as ondas de radio são prejudiciais a saúde. Assim nasceu a ideia do Wake Up Deaf, um dispositivo com um Vibracall desenvolvido no Brasil, e com uma produção de baixo Custo.

Loja Virtual Toque Solidário - A loja virtual Toque Solidário é um espaço online criado pela Cooperativa Central Base de Apoio ao Sistema ECOSOL no Distrito Federal - Base Brasilia Ltda colocado à disposição de cooperativas, associações, grupo produtivos, redes de produção, clubes de troca e demais trabalhadores organizados coletivamente, para divulgação e comercialização de produtos e serviços produzidos.


Oficinas, cursos, seminários, simpósio e palestras - serão oferecidos também gratuitamente aos interessados. Com destaque, as oficinas de intérpretes de libra especialmente para preparar os atendentes de público no comércio e serviços prestados à população. Da mesma forma o curso de audiocrição para profissionais da educação, de eventos e das entidades de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário