quarta-feira, 9 de julho de 2014

Seja bem-vindo!



A Associação Brasiliense de Deficientes Visuais - ABDV está com novo blog para manter todos atualizados sobre nossos projetos e como cada um vem melhorando a qualidade de vida dos deficientes visuais brasilienses. A ABDV é uma organização não governamental que busca promover a educação, profissionalização e inclusão das pessoas com deficiência visual em Brasília.

NOSSA MISSÃO

Trabalhar em prol do melhoramento da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, procurando criar espaços para a inclusão social e a formulação de políticas públicas que tenham imerso nelas os direitos fundamentais das pessoas deficientes.

NOSSA VISÃO

Ser em 2015 uma ONG reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho na formulação de politicas públicas e projetos sociais em prol das pessoas com deficiência visual, também reconhecida por seu portfólio de serviços.

Informações gerais

Somos cerca de 200.000 pessoas com deficiência visual no Distrito Federal, sendo que a maioria de nós sobrevivemos com menos de um salário mínimo per capita, tendo como renda apenas uma pensão paga pelo estado e não estamos inseridos no mercado de trabalho.

Em todo o Brasil, apenas 323.200 pessoas com deficiência estão ativas no mercado de trabalho. Deste número cerca de 4% são deficientes visuais. Ou seja, apenas cerca de 12.000 pessoas com deficiência visual estão inseridas no mercado de trabalho, no País.

Criada para garantir oportunidade de trabalho para as pessoas com deficiência, a Lei 8.231 de 1991, prevê que as empresas preencham uma pequena parte de seus quadros com a contratação de pessoas com deficiência. Porém, nem sempre as empresas cumprem a Lei e a fiscalização do Estado nem sempre é suficiente. Além disso, mesmo nas empresas que contratam deficientes, é raro encontrar pessoas com deficiência visual em seus quadros de funcionários. Ainda é muito presente na sociedade o preconceito da ineficiência de uma pessoa cega ou com baixa visão, bem como o estigma da incapacidade dos mesmos.

Por ignorância ou desinformação acerca das potencialidades de uma pessoa com deficiência, milhares de pessoas com deficiência visual vivem enclausuradas em casa, convivendo apenas com a família, principalmente nas classes sociais mais baixas e no interior do País. Esta talvez seja a mais grave demanda do segmento, com relação a direitos humanos.

Frequentemente nos deparamos com testemunhos de pessoas com deficiência visual, que nos relatam terem vindo para Brasília, já na fase adulta, para aprender a ler Braille e se locomover com uma bengala. Porém se quer temos um dado oficial preciso sobre o número de pessoas vivendo nesta situação.

Horário de funcionamento: 08h às 17h – Segunda à Sexta-feira.

Contato:
(61) 3326-1745 e 3322-9718

Nenhum comentário:

Postar um comentário